domingo, 12 de novembro de 2006

Mico! Batata Rosti.

Um blog culinário sem micos... não tem graça :)


Pois então, nesse comecinho de blog, lá vai meu primeiro mico e um conselho de amiga: desista de fazer Batatas Rosti se sua frigideira anti-aderente já estiver meio velhinha e com o anti-aderente "meia-boca" achando que vai dar certo; não vai. Nem untando.

Mas... O que é Batata Rösti? Originária da Suíça, a Batata Rosti – ralada e passada na chapa, com a parte de fora crocante e o interior macio – foi criada como uma guarnição para acompanhar assados em geral. Por aqui assumiu status de prato principal e ganhou os mais diversos recheios. "Em sua versão original, ela é feita somente com cebola e bacon", conta o chef suíço Christophe Besse, do restaurante All Seasons.


De posse dessas informações teóricas, lá vou eu bela e faceira escolher uma receita de Batata Rosti. Achei dezenas de variações: com batatas cruas, cozidas, recheadas, sem recheio, até no formo.

Escolhi uma que achei mais fácil e rápida (aqui deveria ter me lembrado daquele velho e sábio ditado... "A pressa é inimiga...") com batatas raladas cruas, mas por prevenção, depois de raladas, aferventei um pouco as tais.

Temperei com sal, coloquei a cebola picada e os cubinhos de bacon (sequinhos de microondas) pra fritar na minha frigideira anti-aderente-velhinha-meia-boca. Untada. Generosamente untada. Grudou tudo!!!

Resultado. Não saiu batata rosti nenhuma. Coloquei o resto das batatas raladas num pirex, com manteiga e requeijão e polvilhei com parmesão ralado pra não perder as batatas. Saboreamos então batatas gratinadas. Estava bom. Mas ainda estou com vontade de comer (e fazer) as Batatas Rosti.


4 comentários:

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Maria Helena, ri muito, pois esses pequenos reveses culinários são tão a minha cara!
Obrigada pela visita e pelo comentário, não se acanhe mais não, viu?
Gostei muito de suas dicas e vou incluir seu blog na minha lista de recomendações :D
beijos

Maria.Helena disse...

Dadivosa... esotu honrada com a visitinha!!!

Realmente, domingo não era o meu dia e teve mais um mico.. rsrs.. :p

o seu ja está aqui nos meus favoritos!! hehe

Anônimo disse...

Ei Maria Helena, vi seu mico e tenho uma sugestao para dar certo. Quando aprendi a fazer a batata rosti, realmente fervi as batatas por 3 min e as coloquei na agua fria, ralei e juntei quijo parmezao ralado grosso e desta forma ela nao gruda na frigideira... Ponha uma camada nao muito grossa e deixe ficar bem dourada, depois e so virar. Boa sorte! Cid BH

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin