sábado, 23 de dezembro de 2006

Buttermilk Berry Muffins

ou, pra mim: Muffins de Iogurte e frutas vermelhas. ;)




Como diria a amiga Dadivosa, hoje me garrou uma vontade de bater bolinho, então bati logo um BOLÃO recheado para a sobremesa da ceia de Natal (coloco a foto amanhã, ou depois, porque ele ainda está na geladeira e recheado, pra depois ser desenformado e confeitado amanhã) , mais um bolo de iogurte (receita mais antiga e já publicada aqui) e ainda essa (que foi a minha primeira, ever) fornada de muffins!!!

Vejam os meus bebês desenformados ;)



Não reparem nas fotos mais toscas que o normal..rs.. bati sem o "live view" da câmera digital (bateria agonizando) e ainda dei uma tremida... afff... que horror... rs. Mas acho que serve pra dar uma noção de como ficaram.

Comi esses dois aí (hehe) ainda mornos e estavam deliciosos! Macios, saborosos... Tomara que continuem macios mesmo depois de frios.

Achei a receita aqui. Mas, claaaaro... rs... troquei o "buttermilk" por iogurte (usei um pote de 180g de iogurte natural com mel - industrializado ) e usei morangos congelados; de resto, segui a receitinha fielmente.

Aprovadíssimos, inclusive, pelo enjoado do papi. Meu pai, um senhor de 80 anos, super enjoado pra comer, só come bolo sem nada...rs... - o famoso bolo de iogurte, que faço semanalmente aqui em casa. Não come nem bolo de cenoura, nem de fubá, nem de banana, muito menos bolo de aniversário. Hoje ele se aventurou com esses muffins e adorou!!! Oba!!!

a receitinha tal e qual link acima:

Você vai precisar de:

  • 350g de farinha de trigo
  • 150g de açúcar
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 pitadinha de bicarbonato de sódio
  • 1 pitadinha de sal
  • raspas da casca de 1 limão (omiti isso)
  • 1 ovo grande ligeiramente batido
  • 180 ml de buttermilk (usei, como mencionado, 180g de iogurte natural)
  • 160ml de óleo de canola
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha (usei essência mesmo)
  • 2 xícaras de frutas vermelhas congeladas (usei só morango)
Você vai fazer assim:

Pré aqueça o forno a 190 graus C. Unte uma forma (ou forminhas) de muffin com manteiga.

Em uma jarra medidora ou outra vasilha, misture o iogurte (buttermilk), o ovo batido e o óleo. Reserve.

Numa vasilha maior coloque os secos: a farinha, o açúcar, o fermento, bicarbonato, sal e as raspas de limão. Em seguida coloque as frutas ainda congeladas envolvendo-as delicadamente.om uma espátula de silicone, coloque a mistura de ovo, iogurte e óleo e misture delicadamente até que os ingredientes formem uma massa bem homogênea.

Encha as formas de muffins até quase cheia (uns 3/4 de sua capacidade) usando duas colheres de sopa ou uma colher (?) de sorvete. Leve ao forno e deixe assar até que estejam corados por cima, e ao inserir um palito, este saia limpo, cerca de 20 minutos. Deixe esfriar por 5 minutos sobre uma grade e depois desenforme.

Observações:
Não tem graduação no meu forno ninja ...rs.. então coloquei na baixa por 20 minutos e depois ainda mais 10 minutos na potência média.

  1. A massa ficou ótima apesar de os morangos não estarem lá super congelados, e por isso, tingirem um pouco a massa de cor de rosa ...rs...
  2. Não ficou super doce. Adorei.
Beijocas!
:***

9 comentários:

Cinara disse...

Que muffins mais lindos, MH! Eu já fiz com blueberries (tem lá no meu blog), mas com morangos deve ficar um show também! Talvez com framboesas...
Fiquei com água na boca! :o) bjo

Lua Limaverde disse...

Maria Helena, você vive dizendo que mora no interiorrrr, pois é, eu moro numa capital que é pior que interior, pois nem forma de muffin tem pra vender aqui, acredita? Vou comprar pela internet!

Maria.Helena disse...

Cinara, ficaram deliciosos mesmo!! adorei!!! Aqui nunca achei blueberries nem framboesas (nem mesmo congeladas...rs) um horror, só acho a polpa de fazer suco e olha lá.

Luna, aqui eu achei essas, mas na verdade são formas de pão de queijo... haha.. eu adaptei e deu certo que achei numa casa de acessórios de cozinha, que tem inclusive coisas para profissionais, bares, restaurantes...

Patricia Scarpin disse...

Maria Helena, ficaram lindos os muffins!

Posso dar uma dica? Aprendi isso com livros e também com a Valentina: massa de muffin nunca é homogênea, como massa de bolo. Ela é misturada rapidamente, e alguns grumos sempre ficam. Não que tenha sido o caso aqui, mas se vc mexer demais em massa de muffin (mesmo que delicadamente) eles correm o risco de ficarem duros.

Gostei desta receita - a fonte é ótima também!

Akemi disse...

Maria Helena, adoro muffins e estes aqui com morango devem ter ficado ótimos! Nunca me ocorreu colocar estas frutinhas, ótima sugestão!

Maria.Helena disse...

Olha gente...comemos TUDO..rs.. e como eu estava com medo de ficarem duros, não ficaram não!!! rsrs Continuaram macios e deliciosos até o fim (ontem...rs)

Patricia, obrigada pela dica!!

Akemi, ficaram gostosos porque o azedinho do morango também ajudou a não ficar muito doce!!!

Beijocas, meninas.

Regina disse...

Muffins, sou louca por eles, minha filha então... o seu está divino!

Valentina disse...

Maria Helena, adorei a do forno ninja. Vc tem bom gosto pra receita,nao amiga?! que receitinha deliciosa. É legal quando mufin não fica super doce porque doce de mais limita um poco a hora de comer,ne?!

Maria Helena disse...

Regina, e comemos TUDO...rs..em 24 horas.. hehe... estava bom mesmo!!!

Valentina, pois é..meu forno é bem rápido pra assar as coisas, mas é desses comuns (de fogão 4 bocas, meio antiguinho) então a gente apelidou ele de ninja..rs.. os bolos assam rapidinho...rs...
Outra coisa... obrigada pelo "bom gosto pra receitas"... e acho que to descobrindo uma fixação por receitas que levam iogurte...
afff...rs

MENINAS= ando meio paradinha, porque to passeando bastante...rs.. mas logo volto!!!

Beijocas

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin