domingo, 26 de novembro de 2006

I Orkontro Nacional da Culinária-Receitas

Por conta desse encontro, sexta e sábado não fiz nada diferente na cozinha (na sexta-feira fiz as esfihas pra levar) .

Deixo aqui uma foto com pessoas pra lá de especiais.


Da esquerda para a direita. Eu, Mauro Rebelo, Ligia, Ildeu e Celia (e a Lara Helena la no cantinho, mais atrás).

O Orkontro foi um sucesso. Cerca de 100 amantes da culinária reunidos num "pic nic" (na verdade um almoço mesmo) solidário. Doações foram levadas por todos para a Casa Assistencial Maria Helena Paulina de Apoio à Criança com Câncer.

Visite aqui o site da instituição pra conhecer o trabalho deles.

Nesse encontro, boas amizades foram revisitadas e outras tantas foram feitas.

Mauro, o que seria de nós sem você!!! ;) (rsrs)

Um bom domingo a todos.


p.s. Hoje farei a quiche da Eliana. hehe

quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Brigadeiro com bolinhas

Ontem no meio daquela época que antecede aquela outra época que acontece todo mês na vida feminina, me bateu uma vontade incomensurável de comer alguma coisa doce. Mas claro que não poderia ser qualquer coisinha doce. Tinha que ser... chocolate!!! Lógico. Mesmo depois de ver todas as receitinhas (maravilhosas, por sinal) indicadas pela Rita Lobo pra se comer nessa situação, e sabendo muito bem o que evitar, o que faz bem, e tal... não aguentei... me mandei pra cozinha e la fui eu a preparar uma receitinha básica de brigadeiros (igual à receitinha comum de todo mundo).

Depois, em um momento de inspiração (ou seria ainda mais gulodice) resolvi incrementar o tal, fazendo o sacrifício de enrolar em docinhos e colocar na forminha. Sim, sacrifício, porque como todo mundo sabe, ao enrolar docinhos de festa, a gente enrola uns e come outros tantos, usando das desculpas mais esfarrapadas possíveis: vou comer esse porque ficou muito grande, muito pequeno, torto, etc.

Mas, novidadeira (e lombriguenta) de marca maior que sou, enrolei os docinhos nesse confeito dessa marca, e ficaram assim!


A foto poderia ter ficado melhor, mas o que importa é o sabor. Estavam deliciosos, lindinhos e crocantinhos... comi alguns sem preocupações com as medidas a mais. Depois é jurar que "amanhã" vai aumentar o ritmo e o tempo de caminhada! :p

;***

terça-feira, 21 de novembro de 2006

Talharim com berinjela

O nome deveria ser: Talharim com berinjela à jato!!! rs - Super fácil e rápida essa receitinha!


Inspirada de novo pela Eliana (aquele do Talharim com Abobrinha e Manjericão), e com vontade de comer berinjelas lindinhas que eu tinha aqui, resolvi fazer esse prato - e depois pretendo traçar a beringela geladinha na forma de antepasto à tarde.

2 berinjelas fatiadas e depois cortadas em tiras finas
2 tomates fatiados
1 dente de alho
azeite
molho inglês (usei 8 gotas)
1 colher (sopa) de molho de soja
azeitonas verdes picadas
sal

Levei tudo num refratário ao microondas e cozinhei na potência alta por cerca de 4 minutos, retirei do microondas, misturei novamente e coloquei por mais 3 minutos. (Como os aparelhos diferem - e meu microondas é jurássico), vá verificando o tempo de cozimento dos legumes.

Depois acrescentei:

salsinha
cebolinha
manjericão (usei o desidratado)
orégano


Ficou uma delícia com queijo parmesão ralado!!

;***




segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Antepasto de abobrinha

Esse final de semana aconteceu o seguinte: convites para almoçar fora - um no sábado e um no domingo!! Não seria de bom tom recusá-los, não é mesmo? Pois então, aceitei os dois e não cozinhei nada. Ah sim. Fiz antepasto de abobrinha (aos montes) pra levar nos dois almoços. Então nem tudo foi perdido.

Ainda no sábado de manhã fui fazer umas comprinhas de utensílios culinários (originalmente movida pelo "amigo oculto" do pic nic da comunidade Culinária-Receitas que acontecerá neste próximo sábado, em São Paulo), e, obviamente, não me contive em comprar apenas o presente pra cozinha dos outros, tive que comprar presente pra minha também.

Comprei formas de quiche individuais, atormentada pela imagem lindinha da Quiche Lorraine da Eliana, como estas, as de fundo falso.



Num ataque consumista - e prevendo invencionices mais adiante - comprei também forminhas de mini-mini-mini pães de mel - são minúsculas mesmo - e novamente, viva o fundo falso!

A receitinha do Antepasto de Abobrinha Italiana é do querido Mauro Rebelo.

Antepasto de Abobrinha Italiana.

- 3 abobrinhas italianas cortadas em rodelas (com casca e tudo)
- óleo (de seu uso comum) para fritar as abobrinhas
- 3 dentes de alho fatiados
- ½ xícara (chá) azeite
- 1 colher (sopa) vinagre balsâmico
- folhas de manjericão ou hortelã frescos
- sal e pimenta-do-reino a gosto

Em uma frigideira, frite as abobrinhas no óleo. Reserve. Em outra frigideira, doure o alho no azeite, acrescente o vinagre, as ervas e as abobrinhas. Tempere com sal e pimenta, misture bem e desligue o fogo. Sirva frio com pão italiano.

Observações:
1. Fica muito melhor no dia seguinte, então fiz na sexta-feira à tarde.
2. Rende pouco, pois as abobrinhas encolhem...rs... aos viciados em abobrinha, fazer duas receitas!

Realmente, uma delícia. :D

sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Oba, hoje é sexta!

Mas... hoje não tem receitinha com foto. Aproveito pra deixar aqui registrado meus agradecimentos a essas pessoas tão especiais (e talentosíssimas) que têm passado por aqui e também no The Brownie Palace e deixado seus comentários.

Eu ja estava, há algumas semanas, visitando vocês... hehe... mas não deixava comentários, porque parecia uma grande família e eu nao queria parecer "a intrometida"!!

Akemi, Dadivosa, Eliana, Valentina, Daniela, Sonia e Bia (que infelizmente não consigo deixar comentário em seu site chiquérrimo em francês) : amei o incentivo de vocês todas e a "acolhida" no mundo dos blogs culinários!! (Espero não ter esquecido alguém!) Se vocês deixarem, colocarei todos em meus "blogs indicados".

Eu adoro cozinhar, mas na verdade não cozinho todos os dias. Moro com meu pai ja de certa idade e amigos visitam sempre, por isso talvez apareçam novidades com maior freqüência no final de semana. Fora o dia que esqueço de fotografar...rs (no feriado fiz nhoque de forno - ou de travessa - e ficou maravilhoso... rs... mas cadê a foto pra provar???? esqueci!!! rs)

Uma ótima sexta a todos que passarem por aqui hoje... Amanhã, prometo: receita nova com foto!! - provavelmente de abobrinha... hehe... (ainda rezando pra achar o carregador da câmera digital... rs)

Beijocas!!

:**

P.S. O The Brownie Palace será atualizado à medida em que eu for testando novas receitas de brownie...rs.. mas ninguém aguenta comer brownies toda semana, não é? Talvez coloque outros doces lá tembém mas só de chocolate...

;**

quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Torta de Abobrinha


Se você que está dando uma passadinha por esse blog pretende voltar mais vezes, perceberá - sem sombra de dúvidas - que AMO abobrinhas.

Essa torta é até ridícula de tão simples, mas eu adoro, faço sempre, e hoje foi dia. A foto é antiguinha e pré-blog, por causa de "problemas técnicos", hehe. Simplesmente não acho o cabo de carregar a bateria da câmera digital. Gente, é sério. Às vezes (só às vezes?) acho que meu apartamento é um buraco negro.

Voltando às abobrinhas.

Torta de Abobrinhas

Misture (à mão mesmo)

4 ovos
1 xícara (de chá) de óleo
4 colheres (de sopa) de amido de milho
8 colheres (de sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
2 colheres de queijo ralado
sal a gosto

Misture a massa com o recheio abaixo e leve a assar em uma forma untada por cerca de 30 minutos (em forno pré aquecido).

2 abobrinhas cortadas em cubos
2 tomates em cubos
2 cebolas bem picadinhas
1 lata de atum
sal a gosto
cheiro verde à gosto

Detalhes:
  • Uso tanto abobrinha brasileira como a italiana - qual tiver em casa;
  • O Atum pode ser substituído com sucesso por presunto picado, peito de peru picado, ou frango defumado picado (ou desfiado).

:**

segunda-feira, 13 de novembro de 2006

Esfiha Síria

Eu adoro essa receita. Faço sempre!! Simples, fácil e um ótimo lanche para a tarde!!! Os amigos e familiares agradecem!! ;)



Esfiha síria – culinarista Álvaro Rodrigues

Comece pelo recheio ;)

Recheio de carne:

500g de carne moída (patinho)
01 cebola grande picada
02 tomates sem sementes e com a pele picados
Suco de 01 limão grande
Pimenta síria a gosto
Sal
Cheiro verde
100 g de pinoli (snoobar) (opcional)

Misture todos os ingredientes com as mãos e deixe reservado por 30 minutos. Em seguida coloque em uma peneira e deixe escorrer por 2 horas (para que saia todo o excesso de líquido). Empregue em seguida.

Massa:
02 tabletes de fermento para pão (30 g)
01 e ½ copo de água morna
01 copo de óleo de milho
01 colher (sopa) de açúcar refinado
01 colher (sopa) rasa de sal
700 g de farinha de trigo (aproximadamente)

Em uma tigela grande dissolva o fermento com o açúcar, junte os demais ingredientes, sendo a farinha por último, até formar uma massa macia e que grude ligeiramente nos dedos. Imediatamente separe a massa em 50 bolinhas, boleie e modele as esfihas. Leve ao forno a 180º C em assadeira sem untar até que estejam douradas por cima.

:*

domingo, 12 de novembro de 2006

Mico! Batata Rosti.

Um blog culinário sem micos... não tem graça :)


Pois então, nesse comecinho de blog, lá vai meu primeiro mico e um conselho de amiga: desista de fazer Batatas Rosti se sua frigideira anti-aderente já estiver meio velhinha e com o anti-aderente "meia-boca" achando que vai dar certo; não vai. Nem untando.

Mas... O que é Batata Rösti? Originária da Suíça, a Batata Rosti – ralada e passada na chapa, com a parte de fora crocante e o interior macio – foi criada como uma guarnição para acompanhar assados em geral. Por aqui assumiu status de prato principal e ganhou os mais diversos recheios. "Em sua versão original, ela é feita somente com cebola e bacon", conta o chef suíço Christophe Besse, do restaurante All Seasons.


De posse dessas informações teóricas, lá vou eu bela e faceira escolher uma receita de Batata Rosti. Achei dezenas de variações: com batatas cruas, cozidas, recheadas, sem recheio, até no formo.

Escolhi uma que achei mais fácil e rápida (aqui deveria ter me lembrado daquele velho e sábio ditado... "A pressa é inimiga...") com batatas raladas cruas, mas por prevenção, depois de raladas, aferventei um pouco as tais.

Temperei com sal, coloquei a cebola picada e os cubinhos de bacon (sequinhos de microondas) pra fritar na minha frigideira anti-aderente-velhinha-meia-boca. Untada. Generosamente untada. Grudou tudo!!!

Resultado. Não saiu batata rosti nenhuma. Coloquei o resto das batatas raladas num pirex, com manteiga e requeijão e polvilhei com parmesão ralado pra não perder as batatas. Saboreamos então batatas gratinadas. Estava bom. Mas ainda estou com vontade de comer (e fazer) as Batatas Rosti.


sábado, 11 de novembro de 2006

Molho de Champignons

Molho de Champignons

Ingredientes:

1 copo (250 ml) do caldo do cozimento do frango (reservado)
250 ml de leite
1 colher (das de sopa) de amido de milho
1 colher (das de sopa) de farinha de trigo
1 caixinha (200 g) de creme de leite
200 g de champignons cortados em lâminas

Leve ao fogo e mexa até ferver e encorpar bem, acrescente os champignons e desligue o fogo. Adicione o creme de leite, mexa bem para incorporar e sirva a seguir.

sexta-feira, 10 de novembro de 2006

Frango Tropical

Essa é uma receita que nos foi passada por uma amiga da minha mãe chamada Ângela Haddad. Uma cozinheira de mão cheia, banqueteira conhecida na cidade. É um prato que eu adoro fazer em dias mais quentes, trazendo uma opção leve e gostosa para sair da mesmice do peito de frango. Gosto de comer esse prato quente, e depois continuo comendo gelado mesmo o que sobra na geladeira, pois não gosto de frango requentado. É também uma opção pra aquela horinha da fome à tardezinha ou à noite, em dias que não queremos jantar. Aqui em casa, informalmente chamamos o prato de Frango da Ângela, numa homenagem a essa pessoa tão agradável.


Frango Tropical

Ingredientes:

1 kg de peito de frango cozido com temperos e desfiado (reserve o caldo de cozimento)
200g de presunto em cubos
1/2 xícara de azeitonas verdes (sem caroço) picadas
1/2 xícara de azeitonas pretas (sem caroço) picadas
1 vidro pequeno de palmito picado em cubos
1/2 xícara de salsinha picada (ou quantidade a gosto)
1/2 xícara de cebolinha picada (ou quantidade a gosto)
2 cebolas picadas em cubos
1 colher (de sopa) de margarina

Preparo:

Na hora de servir, frite o frango na margarina até dourar. Em seguida acrescente as cebolas e refogue até que elas fiquem transparentes. Acrescente os outros ingredientes e refogue por mais uns 2 ou 3 minutos.

Sirva com arroz branco, batata palha e molho de champignons.




quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Bolo de Iogurte Natural


Esse bolo é um grande Campeão de Audiência aqui em casa. Simples, gostoso e rápido, muito fácil de ser feito, geralmente faço ao menos um por semana, já que meu pai não come bolos mais elaborados. É um bolo despretensioso, para saborear no chá da tarde ou no café da manhã, com manteiga, geléia, requeijão... ou sem acompanhamentos.

Observações.
  • Uso geralmente iogurte natural com mel - porque é o que tenho sempre na geladeira.
  • Pode ser feito com iogurte natural de qualquer marca, não importando se o copinho tem 18og, 200g ou algo assim - pois o mesmo copo de iogurte será usado para medir os demais ingredientes.
  • Forno pré-aquecido. Ligo o forno em temperatura média-alta assim que começo a bater o bolo.
  • Tempo de forno. Aqui, asso em meu forno convencional, em temperatura média-alta por cerca de 20 minutos, e depois abaixo para temperatura média por mais 5 minutos. Estará pronto ao se espetar um palito no centro do bolo e este palito sair limpo e seco.
  • Forma: geralmente uso forma com buraco no meio de 23 cm ou uma assadeira redonda comum de aproximadamente 35 cm.

Bolo de Iogurte Natural

Ingredientes:

4 ovos
1 copo de iogurte natural
1 copo (menos um dedo) de óleo
2 copos de açúcar
2 copos de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento químico.

Preparo:

Pode ser preparado de diferentes formas.

1. Para quem não tem batedeira ou liquidificador.
Coloque os ovos numa tigela e bata ligeiramente com um fouet (batedor de arame) por alguns segundos. Adicione o iogurte natural, o óleo, o açúcar e a farinha de trigo, mexendo com uma colher até conseguir uma massa homogênea. Acrescente o fermento químico e mexa suavemente para agregar. Despeje a massa na asadeira e leve ao forno.

2. No liquidificador.
Há quem coloque tudo (menos o fermento) e bata bem no liquidificador, acrescentando depois o fermento. Eu prefiro fazer diferente. Bata os ovos, iogurte, óleo e açúcar no liquidificador. Em seguida transfira a massa para uma tigela e acrescente a farinha de trigo e o fermento, mexendo delicadamente com uma colher, até que a massa esteja lisa. Despeje a massa na assadeira e leve ao forno.

3. Na batedeira.
Coloque na batedeira os ingredientes (menos o fermento) na ordem acima, e bata em velocidade baixa até misturar bem. Acrescente o fermento e bata mais um pouquinho só para agregá-lo à massa. Despeje a massa na assadeira e leve ao forno.






A Blog is Born!

Nasce um Blog!

Esse blog é dedicado aos amigos maravilhosos da Comunidade Culinária-Receitas do Orkut, em especial ao querido Mauro Rebelo, por seu talento, simpatia e pessoa maravilhosa que é.


O blog Aventuras Culinárias nasce hoje, dia 9 de Novembro de 2006, como resultado da imensa paixão que descobri ultimamente pela Arte Culinária - sim, é uma Arte. E, sendo Arte, coloco-me aqui como uma eterna aprendiz de artista. Não trabalho na área da gastronomia e nem pretendo...

Colocarei aqui tudo o que achar de interessante. Pode ser que nem tenha relação com o tema! rs

Esse espaço provavelmente não será atualizado diariamente, mas espero poder fazê-lo semanalmente, ou algo assim.








Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin