segunda-feira, 12 de março de 2007

Extreme Makeover!

Well, como boa geminiana, resolvi trocar o lay-out. Para quem acha que horóscopo geralmente é baboseira, deixo aqui um texto genial retirado do Terra sobre os geminianos, que eu acho que melhor me descreve... rs.


De manhã, você pegou uma conversa entre seu sócio e um camarada muito empertigado, que expunha com ares de sabichão as inúmeras vantagens da instalação de um novo equipamento a laser na empresa. Acidentalmente, este mesmo camarada estava sentado na mesa ao lado, quando você foi tomar seu chope de fim de tarde - só que parecia ser outra pessoa, pois atacava piadas de papagaio com a ginga de um malandro carioca. E não é que na manhã seguinte, por acaso, você cruza com este mesmo indivíduo na porta da escola das crianças, e ele está pacientemente arrumando a mochila do filho e fazendo uma preleção sobre a falta de educação que é ficar contando piadas de português para a professora. Você vai pensar que está tendo miranges, ou que o tal camarada tem vários clones espalhados pela cidade. Bobagem. O doutor esnobe, o piadista escrachado e o pai cheio de dedos são uma única e mesma pessoa: um camaleão geminiano.

O velho adágio "la donna è mobile" pode ser aplicado à perfeição aos homens, mulheres e crianças de gêmeos: eles são seres voláteis por natureza, que mudam de postura e opinião com a mesma sem-cerimônia com que mudam de roupas, hobbies, simpatias e antipatias. E não é porque eles não saibam o que querem - é que não conseguem se decidir entre tanta coisa que o mundo oferece e, na dúvida, decidem-se por tudo. O próprio mito relativo ao signo, dos irmãos Castor e Pollux, filhos de Zeus (disfarçado de cisne) e da mortal Leda, explica tudo: o geminiano é um caso de dupla personalidade crônica, ou, na mais emocionante das hipóteses, de múltipla personalidade, mesmo.

O geminiano é regido pelo planeta Mercúrio, o mais esperto e inquieto dos corpos celestes. Isso lhe dá, além da personalidade camaleônica, a capacidade de fazer mil e uma coisas ao mesmo tempo, com um pé nas costas. Aquele senhor mencionado acima, por exemplo, é capaz de ler jornal, atender nove telefonemas, ditar uma carta comercial e revisar os originais de seu livro de memórias simultaneamente, e isso no espaço de quarenta minutos. E de falar com desenvoltura sobre qualquer assunto, das últimas do Dalai Lama às últimas cotações da Bolsa de Tóquio. Pode ser que diga uma ou outra mentirinha sobre a fuga do Dalai do Tibet, ou certa invencionices sobre a flutuação das ações. Não tem importância - o geminiano não mente de propósito, apenas sofre de excesso de imaginação. Ele será sempre mais caleidoscópico do que a monótona realidade.

DOENÇAS:
Está propício a doenças nervosas, doenças nas vias respiratórias, nos ombros e nos braços. A arritmia respiratória e nervosa e a descoordenação são a expressão típica dos distúrbios geminianos, tornando-os confusos ao pensar e no falar, contraditórios nos seus gestos, intolerantes com os erros alheios, bem como excitados e insones por causa de pequenos problemas.

TERAPIAS:
O esgotamento nervoso, para um geminiano, geralmente não provém do stress, mas da falta dele. A superatividade lhe dá equilíbrio e paz de espiríto, enquanto o tédio, este sim, é capaz de tirá-lo dos eixos. Obrigue um geminiano a deitar na rede e ouvir música oito horas por dia e ele terá um tremendo surto psicótico. Surtos, porém, não são muito comuns - o problema mais constante da gente de gêmeos é a insônia, provavelmente porque eles acham que dormir é perda de tempo. Uma excelente terapia, nesse caso, é a caminhada peripatética, como aquela que o filósofo Aristóteles vivia fazendo com seus discípulos: para isso basta encontrar um ouvinte atlético e convidá-lo para andar no mínimo cinco quilômetros por dia, aproveitando para discorrer sobre as últimas idéias a respeito da política nacional, conflitos na Iugoslávia, a condição da mulher da Islã ou a dieta da lua. Falando (e andando) sem parar, o geminiano está absolutamente na dele.

Como os geminianos são curiosos por natureza, pode ser que queiram freqüentar um consultório, para xeretar a técnica usada pelo terapeuta. Só não convém procurar um daqueles psicanalistas ortodoxos - além de sair com as pernas dormentes porque foi obrigado a deitar-se duro e teso num desconfortável divã, o geminiano ainda sairá furioso porque abomina dogmatismos e ouvir lenga-lengas sobre sua "resistência à análise". Ele resiste, no duro, a ouvir o que não quer. Por isso, uma análise lacaniana vem mais a calhar. Primeiro, porque um analista lacaniano raramente fala. E quando o faz, é exclusivamente com jogos de palavras. Mesmo pagando, este jogo pode compensar: alguns analistas lacanianos produzem os mesmos efeitos de um curso na Aliança Francesa, já que a maioria de seus jogos de palavras só fazem sentido na língua de Asterix, o gaulês.

Mais econômica, porém, é a fofocaterapia. Aboslutamente sem contra-indicações para os geminianos, que a praticam regularmente, com fins terapêuticos ou não, a fofocaterapia tem tudo que a análise lacaniana oferece, com a vantagem de que suas sessões são mais longas, e o geminiano pode ser dispersivo o quanto quiser que ninguém vai chamar-lhe a atenção. Nesse particular, as mulheres de gêmeos levam vantagem sobre os homens, porque já tem à disposição uma instituição pronta a aplacar suas angústias a qualquer momento: o cabeleireiro, aquele profissional maravilhoso que escuta todos os pormenores de sua vida íntima, dá palpites curtos e certeiros, e ainda melhora seu visual.

Textos de Marília Pacheco Fiorillo e Marylou Simonsen, publicados no livro Use e Abuse do seu Signo, editado pela LP&M.

5 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

gostei do visual light, Maria Helena! :-)
eu sou libriana, entao me dou muito bem com geminianos. uma das minhas pessoas favoritas na face da terra era geminiana. era, porque ja se foi, mas continuo amando e admirando do mesmo jeito, como se ela ainda estivesse aqui.. :-) beijos,

Maria.Helena disse...

Fer, o visual light é pra combinar com as comidas light da minha dieta... rsrsr

Também tenho ótimos amigos librianos!!

Beijocas!!!!

Lua Limaverde disse...

Maria Helena, ficou ótimo, adorei!
Olha só, sou geminiana também e sou bem típica!
Menina, eu te vi no orkut, numa comunidade de receitas! :)

Eli disse...

Maria Helena ficou linda a cozinha, bem clara e leve. Adorei!

Maria Helena disse...

Lu e Eli, obrigada, tbm achei que era hora de mudar a "cara" da cozinha.

Luna, eu mesma...rs..pode me adicionar no orkut, caso queira. O pessoal da culinária-cozinha é muito jóia.

Bjs

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin