sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

Sugar Cookies

Inspiradíssima por uns Spritz Cookies deliciosos que ganhei da amiga Cris Heise, resolvi ir à caça de mais receitinhas de biscoitinhos americanos. Mas, como as Festas de Fim de Ano se avizinham, me decidi por experimentar alguma receita que me permitisse fazer decorações, como essa acima - retirada daqui.

Adorei a receita. Já na primeira vez, acertei bem a massa, mas nas minhas peripécias, e falta de jeito, achei a massa meio molinha pra usar os cortadores bonitinhos com motivos natalinos, bem como os redondinhos. Mas devo salientar que na hora de arrumá-los na assadeira pra última fornada, eu já estava confiante o suficiente com o tanto de farinha a usar pra abrir a massa e os biscoitinhos ficaram mais bonitinhos..rs..

A receita em inglês está no link acima, deixo aqui a tradução. Fiz tal e qual dona Martha ensinou...rs... e ficaram ótimos.

Ingredientes

4 xícaras de farinha de trigo peneiradas.
1/2 colher de chá de sal.
1 colher de chá de fermento químico em pó.
200 g de manteiga (* pela conversão correta era pra ser 226 g, mas usei só uma barra de manteiga).
2 xícaras de açúcar
2 ovos grandes (usei os jumbo)
2 colheres de chá de extrato de baunilha - ou 2 colheres de chá de suco de limão fresco e raspas de 2 limões (* usei a baunilha)

açúcar de confeiteiro pra decorar ou glacê real (ainda vou me aventurar com o glacê, mas nesses só polvilhei o açúcar de confeiteiro).

Preparo:

Em uma vasilha grande, peneire a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
Na batedeira, bata o açúcar e a manteiga até ficar uma massa bem clarinha. Acrescente os ovos.
Acrescente a mistura de farinha e bata em velocidade baixa até misturar bem (nesta etapa, da próxima vez, adicionarei a baunilha antes da farinha, porque achei que ficou ruim de misturar). Adicione a baunilha (ou suco de limão) e raspas de limão.

Embrulhe a massa em saco plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Pré -aqueça o forno. Em superfície enfarinhada, abra a massa com o rolo até a espessura desejada. Corte com os cortadores e coloque em assadeira sem untar. Leve à geladeira por mais 15 minutos. Polvilhe o açúcar de confeiteiro, caso for usar. Leve ao forno por 8-10 minutos, até as bordas ficarem levemente douradas. Deixe esfriar em uma grade. Depois de completamente frios, podem ser armazenados por até 2 semanas em potes hermeticamente fechados.

#Usei razoavelmente bastante farinha na hora de abrir pois a massa é bastante amanteigada - parece massinha de modelar de criança. Adorei brincar com ela!!!!

(futuramente, minha foto aqui - ainda estou na novela "Procura-se carregador da bateria da câmera digital")

Beijocas!

:***

9 comentários:

Vania disse...

Fofíssima!!!
Obrigada pela receita ... assim que me aventurar a fazer, te conto como ficou.
Beijocas doces pra ti.

Eli disse...

Menina deve ser o maximo essa bolachinha! Acho que meu querubim vai amar. risos

Lua Limaverde disse...

Parece ótimo. Pena que não tenho ainda nenhum tipo de cortador de biscoito. Parabéns pelo blog! :)

Maria.Helena disse...

Meninas, os biscoitinhos ficaram ótimos de gosto. Só me resta saber se vou conseguir decorá-los com o Glacê real numa próxima vez...rs

Beijos

Regina disse...

Tbém vivo procurando receitas de bolachinhas para fazer e essa parece simples e deve render bastante tbém. Os originais são lindos e com um cafezinho...huuumm.
bjs

Elvira disse...

Devem ser fantásticos! :-)

Anônimo disse...

A foto está simplesmente linda!! E a receita parece ser ótima! Vou experimentar com certeza...

Vivianne

Maria Helena disse...

Não sobrou nenhum pra contar estória...rs...

Estavam bem gostosos, até meu pai (super enjoado...rs) adorou.

Volto logo.

Anônimo disse...

Olá, não fiz ainda pq aki na minha cidade não achei fécula de batata, posso substituir por outra coisa?

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin