segunda-feira, 4 de junho de 2007

American Biscuits!



Santa Bárbara d´Oeste, pra quem não sabe, acolheu muitas famílias de norte-americanos na época da Guerra Civil nos Estados Unidos e por conta disso, muitas receitas tipicamente americanas foram incorporadas em nosso dia-a-dia. Hoje resolvi me arriscar com uma dessas receitas e justamente uma que eu nem sempre gostei: os biscuits. Ultimamente venho sentindo vontade de comê-los bem quentinhos no chá da tarde. O especialista em "bisque" (assim ficaram "batizados" por aqui) em casa sempre foi meu pai, já que minha mãe não acertava a massa de jeito nenhum.

Ele fazia seguindo a receita da mãe de alguém...rs.. se bem que não me lembro agora de quem. Mas era tudo meio "à olho", sabe? Eu encontrei essa receita no site Joy of Baking (mais uma) e resolvi me arriscar a fazer, já que o papi anda meio sem vontade de cozinhar. Ficou maravilhoso. Fácil de fazer e leve, com a textura certa e prontos pra serem atacados na companhia de manteiga, requeijão ou geléias no nosso mini chá da tarde.

Ingredientes:

350g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó (12g)
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 xícara (113 g) de manteiga gelada picada em pedacinhos
180 ml de leite
1 ovo grande, ligeiramente batido

Modo de fazer.
1. Aqueça o forno em 200° e unte uma assadeira ou forre com papel manteiga.
2. Em uma vasilha grande, peneire ou misture os ingredientes secos (trigo, fermento, sal, açúcar). Adicione a manteiga em pedacinhos, ainda gelada, e misture levemente com as pontas dos dedos ou com o auxílio de duas facas. Não misture demais. Adicione o ovo e o leite e mexa com uma colher apenas para incorporar. A massa deve ficar meio grudenta e encaroçada.
3. Passe para uma superfície lisa (mesa, balcão) levemente polvilhado com farinha de trigo e trabalhe a massa com as mãos apenas para "ligar" os ingredientes. Novamente, amasse pouco e delicadamente.
4. Abra a massa com as mãos até ficar com cerca de 1,5 cm de espessura e corte com cortadores redondos, ligeiramente enfarinhados. (Meu pai fazia bolinhas com as mãos mesmo...rs). Coloque-os na assadeira preparada.
5. Pincele cada biscuit com a mistura de um ovo batido com uma colher de leite.
6. Leve ao forno por cerca de 15 a 20 minutos, até que fiquem dourados por cima e, ao espetarmos um palito em um biscuit, este saia limpo.

Caso queira biscuits com casquinha mais crocante, deixe que esfriem descobertos e caso prefira biscuits mais macios, enrole-os num pano de prato limpo e seco até esfriar.
Caso goste, coma pelo menos um bem quente com manteiga derretendo!!!


Beijocas! ;*


10 comentários:

Mauro disse...

pq isso?
só para me deixar com nervos...

Agdah disse...

Nada como um olhômetro bem calibrado, hein?

Celia disse...

Adorei!!! Deve ser uma delícia tomar um chazinha na sua casa.

Cris disse...

Hum, eu amo biscuits. Uma vez fui a uma festa típica de americanos do Sul aí em Sta. Bárbara, parece que foi numa fábrica, minha irmã que estudava com uma garota descendente de americanos. Bjs!

Cláudia A. disse...

Que lindos Maria Helena. esta última foto com a manteiga derretida está um crime. Beijo.

fezoca disse...

Maria Helena, eu nao sabia que voce morava em Santa Barbara. Eu morei em Pira por cinco anos, isso na decada de 80 quando meu marido trabalhou na Copersucar. Passavamos sempre por ai, pra ir pra Campinas. beijao! :-)

Cinara disse...

Delícia seus biscuits, Maria Helena! Pelo jeito você herdou a "mão" do seu pai para biscuits... ;o) Bjs!

Elvira disse...

Que delícia de pãezinhos! :-)

Brites disse...

Maria Helena, é como eu! Adoro biscoitos quentes e esta receita, porque tradicional e muito boa, vai já já para o meu livro de receitas.
Beijinhos doces.

Mauro Rebelo disse...

Esqueci disso... me deu nervos novamente.

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin