quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Croquetes de abobrinha


Quando vi essa receita no livrinho da Grécia da coleção "Cozinha País a País" da Folha, eu surtei. Como é sabido, AMO abobrinhas...rs (comer, ouvir e falar, claro).

Ei-los aí acima. Não ficaram com aparência igual aos do livrinho, mas eu segui (quase) à risca a receita. :p

Ingredientes:
1kg de abobrinha (usei 3 abobrinhas italianas grandes)
2 cebolas médias picadas em rodelas finas
2 ovos batidos
3 colheres (sopa) de farinha de rosca
3 colheres (sopa) de queijo feta ralado (usei parmesão)
1 colher (sopa) de hortelã (não usei)
1 colher (sopa) de salsinha
sal e pimenta à gosto
200g de farinha de trigo (para empanar)
200g de farinha de rosca (para empanar)
1 ou 2 ovos (para empanar)

1. Rale as abobrinhas com casca, coloque sobre uma peneira e reserve-as esperando que sequem.

2. Depois de secas, coloque em uma vasilha e acrescente as cebolas, os ovos batidos, a hortelã, a salsa, o sal, e a pimenta. Misture bem. Acrescente 3 colheres (de sopa) de farinha de rosca e o queijo ralado. Misture tudo.

3. Com a ajuda de 2 colheres, modele os croquetes, passe pela farinha de trigo, depois pelo ovo batido e depois pela farinha de rosca. frite em óleo bem quente, até dourar de modo uniforme. Seque em papel absorvente e sirva-os ainda quentinhos.

Minhas observações:

1. Como a receita não especifica o tempo, as minhas abobrinhas ficaram cerca de meia hora numa peneira grande e não secaram o suficiente; usei assim mesmo (claro) o que causou MUITA água na massa do bolinho. De uma próxima vez, ralarei as abobrinhas logo de manhã, pra ver se melhora. Por causa dessa aguaceira toda, coloquei 2 colheres de sopa de trigo na massa - o que não adiantou em nada...rs - não aconselho.

2. Com a massa muito aguada foi um verdadeiro CIRCO empanar os bolinhos. Fiz assim: coloquei uma colher da massa no trigo, fiquei jogando de uma mão para a outra até empanar bem, depois coloquei no ovo, e depois na farinha de rosca, de novo "jogando" de uma mão para a outra. Esqueça de tentar dar forma de croquete.

3. usei parmesão (umas 2 colheres, porque notei que não tinha mais!!! aff) e achei pouco; usarei mais, da próxima vez.

4. fritei em óleo bem quente e achei que o meio ficou um pouco cremoso (ou meio cru mesmo). Os que fritei em óleo não super quente ficaram mais gostosos.

Mesmo com os percalços, farei de novo. Definitivamente.



beijocas
:****

11 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Nossa, que DELICIA! Mas queria comer esses bolinhos feitos por alguem, pois os percalços ja me desanimaram. Ainda mais eu, uma desajeitada-desastrada... beijao!! :-)

Márcia disse...

Maria Helena,
preciso fazer um estágio com você, pra passar a gostar de abobrinhas, pq hj em dia ainda tô no estágio de só falar, mesmo!!!!
kkkkkkkkkk
Mas parecem tão gostosos (e logo eu q adoro uma friturinha), q se eu não soubesse do q era provava na hora!
Bjos.

Maria.Helena disse...

ai Fer, rsrs... se eu imaginasse o CIRCO...rs..mas tuuuudo bem, ficaram gostosinhos e não encharcaram. Adorei.

Marcia, venha fazer estágio...rs... aqui tem abobrinhas de todos os jeitos, sempre... rsrss... :o

beijocas!!!

Daniela disse...

Adorei a receita. Vi uma outro dia de croquete de berinjela que logo logo farei.
Beijo

Regina disse...

Oi, e se vc usasse outro tipo de abobrinha? As do tipo italiana me parecem mais úmidas... palpite. Tbém vou postar uma receitinha de abobrinha. bjs

Eli disse...

Maria Helena você já sabe o quanto gosto de abobrinha né?! Anotei no caderninho especial, logo logo ele saira de la. risos

ana disse...

Maria Helena, também gosto muito de abobrinha, só não gosto é de fazer a tal da fritura!! Sou pra lá de atrapalhada nesse quisito. Mas se alguém fritar pra mim, ahh, como tudinho! :0) Tenho uma receita de abobrinha com milho que, apesar de muito simples, é uma delícia, se vc quiser depois te mando.

Outro dia fiz a sua Torta Salgada de Creme de Leite, e, embora tenha tido que adaptá-la porque não tinha todos os ingredientes, ficou deliciosa!!! Um sucesso total. Depois vou colocar lá no blog. Já estou com várias outras receitas suas na fila.

um beijo procê,

Maria.Helena disse...

Meninas, dei uma sumidinha, mas to aqui....rs obrigada pelas visitinhas!!!~~Bjs

Anilda Clementina disse...

Comer esses bolinhos vale qualquer sacrifício! Ficou com a cara dos tradicionais bolinhos de bacalhau que comi em São Vicente! E abobrinha é bom demais!!! Coloco sempre na omelete, na farofa, no miojo (ops, entreguei!)
Bjú.

Patricia Scarpin disse...

Maria Helena,

Eu adoro abobrinha e acho que croquetes de abobrinha têm tudo pra ser deliciosos!

Sabe que desde o início não fiquei empolgada com a tal coleção da Folha? :S

Cris disse...

Oh dear, que saudade de suas receitinhas, minha sogra estava com esta coleção do jornal lá... dando sopa, ah na próxima vez não vai ter erro... é que ela mora longe, tenho que esperar pela viagem... Bjs

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin