sábado, 13 de janeiro de 2007

Pão de maçã - a receita

Na verdade eu amo pão de maçã.

Tenho uma memória afetiva maravilhosa relacionada a eles: na casa de minha melhor amiga desde o Jardim da Infância (até hoje, calcule!) quando éramos crianças, a cozinheira (que ainda é a mesma também até hoje) fazia deliciosos pãezinhos recheados de maçã à tarde pra nos presentear depois de uma rodada de brincadeiras de boneca, de jogos, o que mais fosse.

Já adulta, nunca mais tinha comido pão de maçã em outro lugar, quando me deparo com a padaria Pão de Maçã em Peruíbe. Gente, o que é aquilo!! Puro delírio. Não consigo pensar em ir a Peruíbe e não comer o pão de maçã - pelo menos um (uns) por dia.

Munida dessa vontade de fazer pão que eu estava desde a semana passada, e a chuva não deixava, resolvi fazer então uma receita fácil que eu tinha aqui e rechear com maçã...rs.

Há muitos anos eu não fazia essa receita (acho que nunca fiz sozinha, só com a mamãe) por isso me embananei ao fazer só metade. Não lembrava mais (ainda não descobri) se ela requeria mesmo mais farinha (tive que usar mais), ou foi alguma bobeira minha... portanto coloco a receita inteira, porque se não me engano, era certinha mesmo, fácil (só que rende um TUFO!!) e gostosa.

Pão da Benedita (minha vizinha do andar de baixo) hehe

1 kg de farinha
2 ovos
3 tabletes de fermento biológico
1 xícara de açúcar
1 xícara de óleo
1 colher de sopa de sal
3 copos americanos de água

  • Aqueça um pouco a água e bata com os outros ingredientes (menos a farinha, claro) no liquidificador.
  • Numa vasilha (uso a da planetária) junte a farinha a esse líquido batido e amasse até ficar uma massa homogênea (não precisa sovar muito não) que não grude nas mãos.
  • Enrole a vasilha com plástico e deixe crescer até dobrar de volume. Abaixe a massa com a mão em punho e transfira para uma superfície enfarinhada, amasse mais um pouquinho e divida em 6 pães (eu sempre fazia pãezinhos tamanho de bola de ping-pong).
  • Deixe crescer novamente e leve ao forno médio até corar.
O recheio de maçã fiz por minha conta (e tudo à olho) e coloquei na hora de dividir os pães, claro.

Levei ao fogo 2 maçãs fuji picadas, cerca de 100g de passas, suco de meio limão, 1/3 xícara de água, 5 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (sopa) de canela. Deixei ferver um pouco e usei já em temperatura ambiente. Coei (que pena) a calda para usar.


Nota = Não sei se recomendo rechear ou fazer meia receita (rsrs). Lembro de sempre ter feito essa mesma receita em mini-pãezinhos e não precisar da farinha extra.
Desta vez, usei o fermento biológico seco (1 pacotinho), e dividi o resto dos ingredientes, mas coloquei mais farinha à medida que ia sendo necessário. Voltarei a fazer a receita inteira e sem recheio igualzinho coloquei aqui, pra ver se acerto.


Beijocas
:*****







9 comentários:

Anônimo disse...

que bom que resolveu fazer um pão de maçã... resolvido o seu dilema... mas n/ estou aqui por isso... leu muito o seu blog... e vi a sua saga pelos ovinhos... em sao paulo te uma loja chamada Preçolandia... n/ sei se vc conhece... então apareceu o kit Mr. Egg... s/ 3 peças... o primeiro kit vem com o batedor, dedidor e penduradores e o outro kit para cortar legumes... claro todos com a cabecinha dos ovinhos... achei uma fofura... pena que vc n/ possa ver a foto... um beijo

Maria.Helena disse...

oi Marcia, obrigada, queridinha! Vou convocar as primas pra irem à essa lojinha... hehe...

beijocas!!!

Itza disse...

Maria Helena: quero JÁ este pão com maçãs! Que gostosura menina!!! Só tenho uma dúvida, o tablete de fermento é de qtos gramos, porque aqui é de 50! Beijocas e bom fim de semana. :**

Regina disse...

Fiquei com vontade, prum lanche de tarde cairia bem humm

Maria.Helena disse...

Itza, o tablete aqui é de 15g, portanto uso 45g de fermento fresco. Você pode tranqüilamente usar 50g.

Regina, cai bem sim, meio morno...hmmm....

beijos

Patricia Scarpin disse...

Maria Helena, aquela padaria é uma tentação, não?? Até evito passar por ela quando estou em Peruíbe, risos...

Vou tentar fazer pãezinhos de maçã qualquer hora, adoro!

Daniela disse...

Maria Helena, amo pão e amo maçã. Infelizmente tenho trauma de pão pois não acerto a mão de jeito nenhum. Preciso urgentemente voltar a tentar.
Beijos

Elvira disse...

Tenho uma prima brasileira que faz um bolo semelhante. É bom de verdade.

Beijão.

Anônimo disse...

Deliciosa receita.
Abraços

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin