quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Bolo (pavê) de carolinas

Bolo (pavê) de carolinas (ou profiteroles, bombinhas, como quiser...)

1/2 Kg de carolinas SEM RECHEIO e SEM COBERTURA (vc pode fazer em casa ou encomendar em uma padaria, claaaaro que eu encomendo)

Creme I:
1 litro leite comum
1 lata de leite condensado
3 gemas passadas pela peneira
4 colh (sopa) de maizena
Essência de baunilha

Leve ao fogo até engrossar. Reserve...

Creme II:
1 litro leite
1 lata de leite condensado
3 gemas
4 colh (sopa) maizena
Essência de Baunilha.
Faça igual ao outro creme, mas depois de pronto e um pouco morno acrescente 1 lata de creme de leite sem o soro.

Montagem:
Corte as carolinas ao meio e recheie-as com o Creme I.
Num pirex grande alterne camadas de carolina recheada e Creme II, como se fosse um pavê, aé o final. Jogue todo o restante do creme II (se sobrar) no final, dê uma sacudida para ajeitar e leve a geladeira de um dia para o outro.
No dia seguinte desenforme e decore com cobertura de chantily como se fosse um bolo comum (ou use ganache, ou ainda outra cobertura que preferir)


Este bolo é delicioso, e faço sempre que quero impressionar os convidados com uma sobremesa leve e (um pouco) diferente do bolo de aniversário. Todo mundo que prova não consegue descobrir como é feito: acham que é massa folhada, ou algo assim. É bem leve e fresquinho e não é enjoativo.

Dicas:

- ja usei o chantilly para cobertura (fiz pitanguinhas) e também cobertura de chocolate... as 2 formas ficaram boas. Basta escolher o que gosta mais ou é mais fácil.

- na hora de rechear cada carolina, pra não dar tanto trabalho, usei uma daquelas garrafinhas (de plástico) que a gente compra e enche de catchup, maionese, que têm uma tampinha em forma de cone (ai que horror explicar isso) mas enfim, coloca o creme lá e usa como "seringa" nas carolinas - dá certo e fica muito mais rápido.


* fotos perdidas com o celular :(




6 comentários:

Anônimo disse...

Oi Maria Helena, estava lendo sua receita de bolinho de abobrinha e vou te dar uma dica. Eu também adoro o legume e faço assim: ralo grosso a abobrinha e coloco numa peneira salpicando sal. Deixo um tempo - 1 hora +ou-. Depois vou pegando porções e apertando bem para ajudar a tirar o líquido. E aí vc. junta 1 ovo, queijo ralado, um pouco de farinha, fermento, cheiro verde.... vai variando. Pega porções com 2 colheres e colocando na frigideira anti aderente (pouquissimo óleo) e vai saindo quase umas mini panquequinhas.Gostou? Um abraço. Nice

Maria.Helena disse...

Nice... adorei a dica de fazer tipo panquequinhas!!! menina, vou provar sim, Obrigada!!!!

Beijocas

Cinara disse...

Este bolo de carolinas deve ficar muito bom, Maria Helena! Eu queria ver a foto... :o(
Eu pretendo fazer os eclairs da Jen (The Barmy Baker), você viu? Vou fazer a massa também! Quem sabe você se anima e faz as carolinas em casa? Beijos!

Maria.Helena disse...

Cinara querida, o bolo fica ótimo e pode ser feito em forma de pavê também (sem desenformar). Aff e nem me fale em foto, olha o trauma...rs

Vou la espiar a massa da Jen..rs..quem sabe me animo...

beijocas!

Cris disse...

Maria Helena, encomendar é mais fácil, mas eu estou tentada a fazer a receita da Jen, e não sei se foi azar, mas as últimas que comi de padaria estavam com gosto de nada... Bjs

Milsa disse...

Olá Maria Helena, já faz algum tempo eu fiz o bolo de carolinas e acabei perdendo a receita. Fiquei feliz de encontrar no seu blog. Vou fazer no dia dos pais. bjos

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin