sábado, 24 de fevereiro de 2007

Salada "Mil e uma Noites"



Oi gente. Continuo "firminha" na minha resolução de melhorar meu cardápio com receitas mais saudáveis, mais leves e super saborosas, porque ninguém merece comer coisa sem gosto. Mas ja tenho que confessar um pecadinho. Almocei lasanha hoje (totalmente fora dos meus propósitos) porque o papi pediu e eu tinha uma bandejinha (caseira) ainda no freezer. Mas logo depois do almoço tratei de ficar matutando e tentando pensar em alguma coisa leve pro lanche da tarde e para o almoço de amanhã.


Então me lembrei do Tabule. Eu simplesmente adoro a culinária árabe que, com seus aromas deliciosos, o hortelã, a pimenta síria e suas especiarias, sempre sempre me faz lembrar dos contos de "As Mil e Uma Noites".

Fiquei super animada, me sentindo uma Sherazade, e lá fui eu debaixo do sol escaldante me abalar até o supermercado porque aqui faltavam alguns ingredientes - inclusive a pimenta síria. Que nervo. Não achei a pimenta (e fui só a 2 supermercados, porque o inferno àquela hora da tarde com certeza devia estar mais fresco do que aqui em SBO.) Não desanimei e fiz sem a pimenta mesmo (uma pena).

Usei essa receita:
1 pepino médio (usei pequeno, pois não gosto muito)
4 tomates maduros
1 xícara (chá) de folhas de salsinha
1 xícara (chá) de folhas de hortelã fresca (coloquei um pouco menos)
1 cebola média
1 xícara (chá) de trigo para kibe
suco de 1 limão
azeite de oliva à gosto (acabei me empolgando e coloquei MUITO! uma colher de sopa deve ficar bom)

pimenta síria (como não uso pimenta do reino, acabei usando -oh, heresia - umas gotinhas de molho de pimenta)



1. Lave bem o trigo e deixe de molho com 1/2 xícara de água numa tigela por 1 hora. Escorra a água e esprema o excesso com as mãos. Reserve.

2. Enquanto o trigo está lá de molho, aproveite para picar os outros ingredientes.

3. Numa tábua, pique a salsinha e corte a hortelã em tirinhas finas. Corte a cebola em cubinhos. Corte o tomate ao meio, retire as sementes e pique em cubinhos. Corte o pepino em cubos também.

4. Numa tigela, misture o trigo, o tomate, a cebola, a salsinha e a hortelã. Tempere com o suco de limão, o azeite, o sal e a pimenta.

Não creio que essa receita seja a "original" de Tabule, por isso coloquei outro nome...rs...

Ficou delicioso (comi até com torrada integral...rs), embora a foto tirada com o celular deixe a desejar.


Beijocas!!!

6 comentários:

Elvira disse...

Acredito que deve ter ficado uma delícia! :-)

Itza disse...

Mari, AMO tabule, mas aqui em casa só eu que como. E sabe o pior? Que me "empaturro" de pão sírio com tabule e aí sim que a dieta foi pro brejo. Amei a receita, me deu uma idéia jóia pra eu comer amanhã na sucursal do inferno onde vivo. Ontem às 22h 41 graus. PODE??? Beijocas amiga!!

Cris disse...

Ficou boa hein... Estou também seguindo nas minhas saladas... Bjs!

Fer Guimaraes Rosa disse...

tabule eh bom demais! tbm adoro a culinaria arabe.. :-) bjos,

@lilibollero disse...

Ah! fiquei com uma curiosidade imensa:
onde vc coloca a lasanha para congelar: em potinhos tipo typeware de plastico? em pote de vidro que depois vai direto pro forno ou outro ? me diz por favor! to pensando em economizar aqui em casa fazendo isso ao inves de comprar a pronta q nem é tao boa! a minha é melhor - hehe

Leilah disse...

Olá, vim parar aqui através do blog da Ana ("Aprendiz de Cozinheira"). Tb estou tentando criar o meu, mas falta tempo! Queria deixar uma dica: Coloque um pouco de maçã verde picada nessa receita...existe uma receita de salada marroquina q é parecida com a sua mas vai a maçã, é divina! =)

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin