sexta-feira, 30 de março de 2007

Comida de Verão

Aqui nessa cidade está mais quente que a morada de Mefistofeles. E eu na cozinha desde cedo :p

Depois de várias sugestões recebidas quanto ao "cardápio" do meu obento (obento é mais chique, a palavra marmita lembra "farofeiro"... rs - e eu nem vou levar farofa*) para amanhã, escolhi duas receitas que podem ser servidas frias ou geladas.

A dificuldade foi encontrar receitas sem aqueles ingredientes que poderiam se estragar com maior facilidade devido ao calor. A solução - enquanto os amigos procuram o objeto de desejo pra mim - é usar uma daquelas bolsas térmicas (brinde de uma famosa marca de embutidos... hehe) com ice-packs e uma garrafa de água congelada (assim aproveito e vou bebendo a água à medida em que ela derrete ...rs) para manter os potinhos pelo menos frios até por volta das 12h.

Os pratos foram feitos hoje, ficarão na geladeira até amanhã de manhã (naquela parte bem fria) e só depois vão para a bolsa térmica.

O menu-teste consiste de entrada e prato principal e fruta de sobremesa. Sim, porque eu mereço e sou chique. ;)

1. Entrada: sopa verde de verão (adaptação dessa receita da BBC Good Food)
(fica pronta em 15 minutos!!!)



Ingredientes para uma porção:

1/2 abobrinha italiana picada em cubos
2 colheres (sopa) de cebolinha picadas
100 g (aproximadamente) de ervilhas congeladas
1 colher (sopa) de azeite de oliva
250 ml de caldo de legumes (usei feito em casa, mas da próxima vez colocarei só 200 ml)
folhas de hortelã
sal, pimenta, noz moscada.

Guarnição: (vou levar separado e colocar na hora)
1 polenguinho light (esmigalhado por cima)

Modo de preparo:
Aqueça o azeite e adicione a abobrinha e as cebolinhas, mexa bem e deixe cozinhar por aproximadamente 3 minutos em panela tampada.
Adicione o caldo de legumes e as ervilhas e cozinhe novamente por mais uns 4 minutos e retire do fogo. Adicione as folhas de hortelã picadas e mexa até que elas murchem.

Bata no processador de alimentos (usei o mixer manual mesmo) até atingir a consistência de purê, tempere à gosto.
Sirva quente ou fria. (Reparem no tom verde-nuclear da sopa...rs. Afff.)

Como é sabido, adoro abobrinha e ervilha, portanto gostei bastante do sabor da sopa enquanto estava quente. Vamos ver depois de fria...rs

2. Prato principal : Fusilli tricolore com manjericão e tomate
(receita adaptada de uma Claudia Cozinha especial - 100 receitas de massas).


100g de massa curta (usei parafuso tricolor)
2 colheres de azeite de oliva
1 colher de suco de limão
Manjericão fresco à gosto
Tomate pelado à gosto
sal e outros temperos, caso queira

Cozinhe a massa al dente. Escorra e coloque em uma travessa com o azeite e o limão. Espere esfriar em temperatura ambiente, mexendo de vez em quando para a massa não grudar. (Não grudou mesmo eu esquecendo de mexer).

Coloque o manjericão e o tomate, misture bem e sirva. (Essa parte vou fazer amanhã cedinho, antes de sair. Vou levar parmesão ralado pra colocar por cima).

Fiz duas porções e essa acima eu experimentei no almoço de hoje, porque eu tinha que testar pra ver se ficaria bom né. Ou seja: amanhã meu almoço será quase igual ao de hoje. :(

3. Sobremesa e lanchinhos para os dois intervalos: (na hora escolho o que comer...rs)
1 caixinha de suco de uva light
1 maçã
1 pera
1 polenguinho light (pensando em levar 1 quadradinho de goiabada...rs)
castanha de caju salgada
cookies integrais
barrinha de cereais salgada
barrinha de cereais doce

Fotos amanhã de novo, dos pratos terminados, dentro dos potinhos. Se eu conseguir abrir os olhos o suficiente para bater as fotos. ;)

Quero agradecer a todos pelas sugestões e depois eu volto pra contar como esses alimentos se comportaram na marm. ... ops... no meu obento...

;)

Beijocas!!!

* P.S. amo farofa e no inverno com certeza levarei farofa de arroz pelo menos uma vez.

6 comentários:

Lila disse...

olha Maria Helena...rs...muito chique essas suas receitas pra mar...quer dizer, obento!
será que a sopa vai dar certo,não vai derramar não?
beijo e bom fim de semana!

Maria.Helena disse...

Lila, comprei um potinho (desses de cozinha mesmo) mas a tampa fecha até demais...rs.. eu já coloquei a salada de macarrão em um dos potinhos e tive que fazer força pra abrir!!! Acho que a sopa não vai derramar não!! rs

Mas amanhã de tarde (ou à noitinha) eu volto e comento como foi a "estréia do obento".. rsrs

Beijocas!

fezoca disse...

Maria Helena, a sua marmitinha esta chiqueresima, o fino da bossa! adorei o menu super criativo e qdo o verao chegar aqui vou replicar essa sopa verdona, que amei! beijaooo,

Maria.Helena disse...

Fe...rs... ficou bem verdona mesmo, mas o que foi ótimo é que o "menu" aguentou bem na bolsa e com os ice-packs. Na hora do almoço me fartei e o pessoal ficou com vontade...rs..rs...

Beijocas.

Cris disse...

Você já foi na Liberdade em SP? Tem umas coisinhas para obento... não tão bonitas como vemos nos sites, mas já é um começo, ah, e tem uns obentos prontos na bandeja de isopor, você pode aproveitar umas idéias... Bjs!

Lili disse...

Deu ate vontade de comer... hehe

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin