terça-feira, 8 de maio de 2007

A 7ª Arte

Estive bastante atarefada por esses dias com as aulas de Literatura Inglesa que assumi por conta de uma licença maternidade. Por conta disso, tive que mergulhar novamente em livros e filmes inspiradores e maravilhosos.

Algumas sugestões, bem do tipo "Vale a pena ver de novo" (ou pra quem não viu, vale a pena conhecer!!!), na ordem em que eu os assisti novamente, e não por ordem de preferência ou importância. Notem a repetição de alguns nomes... sempre garantia de boas adaptações da Literatura Inglesa.

1. Os amores de Moll Flanders (em inglês: Moll Flanders) - de 1996. Diretor: Pen Densham.
Baseado no romance de Daniel Defoe. Pouco fiel ao livro, mas sem dúvida um belo filme, com Robin Wright Penn no papel título, Stockard Channing como Mrs Allworthy e o sempre maravilhoso Morgan Freeman como Hibble.

2. Othello - de 1995. Diretor: Oliver Parker.
Baseado com bastante fidelidade na peça homônima de Shakespeare com o maravilhoso Kenneth Branagh no papel do Iago, Lawrence Fishburne como Othello e Irène Jacob como Desdêmona.
Imperdível sobretudo pelo Kenneth "Iago" Branagh.

3. Hamlet - de 1996. Diretor Kenneth Branagh. (nem preciso dizer mais nada!) Baseado na tragédia homônima de William Shakespeare.
Longo, mas bem fiel à peça, um filme primoroso. Se for assistir a um Hamlet, escolha sem medo essa versão, pois é a melhor adaptação, sem dúvida alguma. Kenneth Branagh (poderoso, salve salve) como Hamlet, Judi Dench, Gerard Depardieu, Kate Winslet, Richard Attenborough, Jack Lemmon, entre outros.

4. Muito barulho por nada (Much Ado about Nothing) - de 1993. Diretor: Kenneth Branagh (de novo!).
Kenneth Branagh, Emma Thompson, Keanu Reeves, Kate Beckinsale, Denzel Washington, Michael Keaton, e Robert Sean Leonard, entre outros. Comédia de Shakespeare. Locações maravilhosas.

5. Emma - 1996. Direção: Douglas McGrath.
Adaptação do romance Emma de Jane Austen, com Gwineth Paltrow brilhante no papel título, Toni Collete como Harriet e Jeremy Northam como Mr. Knightley. Leve e divertido, um ótimo retrato da sociedade inglesa no século XIX, sobretudo da posição das mulheres nessa sociedade.

6. Razão e Sensibilidade (Sense and Sensibility). 1995. Direção: Ang Lee.
Do romance homônimo de Jane Austen, com roteiro de Emma Thompson.
Brilhante adaptação da obra com grandes atores: Emma Thompson (como a racional Elinor Dashwood), Kate Winslet (como a sensível irmã Marianne Dashwood), Hugh Grant e Alan Rickman.

7. Orgulho e Preconceito. (Pride and Prejudice) - de 2005. Diretor: Joe Wright.
Elenco estrelado em uma boa adaptação de mais outra obra de Jane Austen.
Com Keira Knightley, Rosamund Pike, Donald Sutherland, Judi Dench, Matthew MacFadyen.


Deliciem-se.

beijocas ;*



4 comentários:

Cris disse...

Orgulho e preconceito é meu favorito, a fotografia e a história são maravilhosas. Bjs!

Fer Guimaraes Rosa disse...

so nao vi o numero 1, mas ja esta anotado. beijaooo,

Agdah disse...

Obrigada pelas dicas, eu só assisti o "Much Ado".

Má Melillo disse...

Eu já vi todos esses ^^
Mas acho q a Jane Austen não tinha lá muita criatividade... Fui ver Orgulho e Preconceito no cinema e o tempo todo eu fiquei pensando "eu já vi esse filme", e claro! é idêntico ao Razão e Sensibilidade. Minto, idêntico, não, mas basicamente a mesma coisa.

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin