quarta-feira, 9 de maio de 2007

Capuccino caseiro



O friozinho já está chegando e com ele a época de bebidas quentes... Eu, particularmente, não gosto desses pós para capuccino industrializados que encontramos com maior facilidade em qualquer supermercado, e prefiro poder "controlar" a quantidade dos ingredientes conforme os humores... rs

Hoje fui intimada pelos amigos e familiares a preparar o pó de capuccino caseiro que faço - religiosamente - todos os invernos. Obviamente, existem várias receitas e todas são razoavelmente parecidas, mas cada um tem a sua receita "de família" ou a quantidade preferida de algum ingrediente: mais ou menos açúcar, mais ou menos chocolate... e por aí vai.

Deixo então aqui a minha receitinha de anos, com as marcas que prefiro usar.

  • 1 lata de leite ninho instantâneo de 400g
  • 100g de nescafé matinal
  • 5 colheres (de sopa) bem cheias de chocolate em pó nestlé ou garoto
  • 1 caixa de chantineve (pó para chantilly)
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 6 colheres (sopa) bem cheias de açúcar - ou quantidade a gosto: sugiro colocar 5 colheres e experimentar, e caso achar que precise, coloque mais colheradas aos poucos.
  • 1 colher de sopa de canela (eu não uso, prefiro deixar para polvilhar sobre a xícara dos canela-maníacos)

Bata essa mistura no liquidificador (aos poucos) para "afinar" o pó do café instantâneo e não ficar pelotinhos na hora de beber. (Esse passo é opcional, mas acho que fica melhor)

Modo de preparo na xícara:

Coloque 1 colher (de sopa) do capuccino na xícara de chá, adicione um pouquinho de água fervente e bata bem com a colher (fazendo uma pastinha) para dissolver bem. Feito isso, acrescente o restante da água e misture.

Para uma bossa a mais, polvilhe a xícara com canela ou chocolate em pó.

Enjoy!

Beijocas :*

*update = as fotos do capuccino com o "sempre presente" bolo de iogurte, mas dessa vez marmorizado.!!*

15 comentários:

Cris disse...

Ai com o frio que chegou hoje... fiquei com água na boca... esta receita sua é infalível... Bjs!

Lila disse...

como adoro um capuccino, já anotei e vou fazer essa sua receita que parece ótima! beijos

Cinara disse...

Oi, Maria Helena!! Desculpe a ausência, mas o trabalho anda me consumindo... Eu também adoro capuccino caseiro, mas como minha mãe sempre faz para ela, eu sempre "roubo" um pouco para mim! :o) Neste friozinho vai super bem! Beijos e um ótimo dia das Mães para vocês!

sandra salut disse...

Achei mt interessante sua receita...vi que leva pó p/chantilly? Desculpe minha ignorância, qual a finalidade dele na receita?
Sou fã de sua "cozinha" já fiz várias receitinhas.

Sandra Salut

Maria Helena disse...

Sandra, obrigada pelo elogio!!!

Olha eu acho que o pó para chantilly é só pra dar uma "cremosidade" a mais viu...rs... o gosto não muda quase nada sem ele. Caso queira fazer sem, faça tranqüilamente.

Beijos

Anônimo disse...

ola boa noite a tds kero fazer essa receita de capuccino mas como eu gosto de usar acuçar mascavo sera k da pra substituir pelo refnada.. e aproposito otimo esse espeço aki de receitas.. xou

Anônimo disse...

Nossaaaaa muito super delicioso esse seu capusino, adorei muito, amo muito tudo isso, também com essas coisas que vc coloca não tem como ficar ruim, é igual lasanha.

Anônimo disse...

Hummmmmm. Que delícia! Vou fazer hoje mesmo. Bjus.
Goiânia, 07 de Abril de 2009 23h11mios

karla disse...

oi Maria Helena,casualmente estava procurando uma receita nova de capuccino, faço todos os invernos para a família e encontrei este blogger maravilhoso....agora vou acrescentar um ingrediente que antes não usava chantily.....bjus Deus a ilumine sempre....

Camila disse...

Oiiii, muito obrigada por essa receita maravilhosa!
Com esse friozinho que chegou há poucos dias em São Paulo, não tem nada melhor que um cappuccino para esquentar.
Procurei uma receita boa e encontrei a sua e fiz, realmente dá um show em muitas cafeterias que servem cappuccino, ficou sensacional, obrigada!
Camila.

Anônimo disse...

Muitooo bommm!
Fiz a receita com algumas modificações por questão de gosto: coloquei 70 gramas de nescafé, 7 colheres de açucar bem cheias e 8 de chocolate do padre! Ficou perfeitoooo além de cremoso, fica com um aroma delicioso por causa do chantily em pó!! Vale muito a pena!! Usei leite em pó batavo e mesmo assim ficou muito bom!!
PARABÉNS!!! Obrigada!!!

Ana Luiza disse...

Olá Maria Helena, gostaria de fazer esta receita com meus alunos, será que sem a o açúcar fica ruim?

Anônimo disse...

Fica parecido com o capuccino da compenhagem? n sei se eh assim q escreve, mas eh akela loja famosa de chocolate. Enfim, o capuccino deles eh simplesmente o melhor. Tem chocolate no fundo.

Anônimo disse...

Olá Helena, tb estava procurando uma receita de capuccino, e encontrei a sua super diferente, vou fazer hoje, pois já estou com água na boca em imaginar.
Obrigada, e aproveito a oportunidade para lhe fazer um convite a visitar o blogger:http://cidamouramagiadopapel.blogspot.com/

Um forte abraço.
Cida Moura
Brasília-DF

Receitas Selecionadas disse...

Adorei a receita, ficou uma delícia !!!!!!!
Bj

www.receitasselecionadas.com

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin